19 outubro 2008

Começando no hobby

Esta é minha opinião pessoal de como começar no hobby, não uma regra. Foi o que funcionou pra mim e espero que seja útil para você. É claro, cada um começa do jeito que bem entender, mas uma ótima maneira de começar qualquer empreitada na vida é buscando maiores informações sobre o assunto. Com o ferromodelismo não é diferente e se você está aqui porque está começando no hobby, receba meus parabéns! Com as informações adequadas você não só poupará tempo mas também dinheiro. Então vamos lá, antes de investir um único centavo com um trem miniatura, por onde você deve começar?
  1. Família e amigos em primeiro lugar. Não deixe que nenhum hobby no mundo atrapalhe suas relações com quem mais te ama. É muito fácil se encantar por um hobby e esquecer das pessoas a sua volta...
  2. Procure se associar a pessoas que gostem e que praticam o ferromodelismo em sua cidade. Veja uma lista de associações espalhadas por todo o Brasil;
  3. Inscreva-se em listas de discussão sobre ferromodelismo pela Internet. Nestas listas você encontrará pessoas mais experientes que você que poderão lhe ajudar com as dúvidas mais frequentes. Eu pessoalmente recomendo a ferroviaspaulistas_modelismo;
  4. Participe de exposições e eventos de ferromodelismo. O ano todo ocorrem eventos desse tipo por todo o Brasil. No estado de São Paulo os mais famosos são os encontros da Frateschi e o da SBF;
  5. Visite os sites dos fabricantes de material para ferromodelismo. Além de tomar contato com locomotivas, vagões, carros de passageiros e outros itens, você terá uma bela noção de preço. Recomendo o site do único fabricante brasileiro de trens elétricos: www.frateschi.com.br.
  6. Invista no hobby e adquira literatura especializada. A Frateschi edita excelentes livros e DVDs sobre como começar no Hobby. Há também a excelente revistinha "Trens Modelismo", encontrada em algumas lojas de hobby, mas também pelo email agenor@axtelecom.com.br. A americana Model Railroader é uma das melhores, mas obviamente está em inglês e é difícil encontrá-la pra comprar.
  7. Acesse minha lista de links de sites de ferromodelismo. Fiz uma seleção com apenas o melhor da Internet.
  8. Coloque este site em seus "favoritos" e também inscreva-se para acompanhar todoas as novidades por email. Procuro toda semana colocar algo novo e interessante no ar, então, fique ligado! Para receber as novidades por email, basta utilizar a caixa "Acompanhe por email" localizada a direita do site.
  9. Pense sobre o tipo de ferrovia que mais lhe atrai: ferrovias antigas ou modernas? Locomotivas á vapor, diesel-elétricas, elétricas ou outro tipo de motorização/aparência/função? Que tipo de paisagem sua maquete terá, campo, porto ou cidade? Tudo junto? Terá como protótipo uma ferrovia nacional ou extrangeira? Quanto você pretende investir no hobby? Muito ou pouco dinheiro? Isso definirá o tipo de equipamento que você deverá comprar: nacional ou importado. Quanto espaço você tem para a maquete? Ela será fixa ou móvel/aérea? Qual a escala das miniaturas?
  10. Depois de estar minimamente "por dentro" do hobby, visite a loja de modelismo mais perto de você. Consulte nossa lista de lojas de ferromodelismo (ferreomodelismo) em todo o território nacional.

29 comments:

Anônimo disse...

EU SOU VICTOR TENHO 12 ANOS E ESTOU QUERENDO COMEÇAR COM ESSE HOBBY MARAVILHOSO. EU DESDE QUE ME INTENDO POR GENTE SOU FACINADO POR TRENS MAIS SEMPRE OUVIA A FAMOSA PALAVRA (NÃO!)MAIS AGORA EU NÃO TO DANDO OUVIDOS PARA ISSO E VOU FAZER UMA MAQUETE DE FERREOMODELISMO.

Anônimo disse...

Parabens pelo seu site é ótimo, agradavel de se estar de ler suas escritas sempre muito precisas. Vivo no estado do Rio em um sitio e tenho uma maquete HO com a qual me divirto nas horas vagas. Gostei muito do comentário sobre a família e o hobbye é certa a sua opinião.

Um abraço

Anônimo disse...

Caro amigo estou profundamente emocionado e contente porque depois de muito procurar na internet achei uma página(seu blog) que realmente dá a devida noção ao ferromodelista iniciante estou em processo de aquisição dos equipamentos e pretendo em breve montar aminha maquete, que ria uma opinião do amigo, será que eu poderia montar uma maquete exposta ao tempo ???? tenho um espaço no fundo da minha casa e gostaria de montar uma mini fazendinha e nessa mini fazendinha eu gostaria que tivesse uma linha ferrea.

Aguardo o email do amigo
junior.zippy@hotmail.com
juninhobdm@hotmail.com

Abraços e continue com essa página está ótima

Anônimo disse...

olá, amigo
excelente seu blog, continue assim.
tambem sou apaixonado por ferrovias, morei a vida inteira ao lado de uma e sonhava ser maquinista. pretendo iniciar no ferreomodelismo e gostaria de saber sua opinião: em termos de projeto e financeiramente falando, compensa iniciar com a caixa basica da frateschi?
aguardo seu email e a proposito: seu blog está no meu favoritos, ok? valeu.
jovelinonunes@hotmail.com

pedro disse...

oi,eu queria dicas de como começar no ferreomobilismo, e eu queria uma dica se aquela caixa basica da frateschi é uma boa opção...
ai seu blog e irado vlw continue asim, mande um email para: pedro_scooby_lu@hotmail.com porfavor vlw fui!!!!!

Anônimo disse...

Oi Alex;

Muito bela tela de arte e web site.
Parabéns!
Esperança de ver o seu talento em um modelo de 3 dimensões em breve
além disso. Bom ver alguém do Brasil em NN3.

Cheers Garth
www.nn3.ca

Alex Leão disse...

Hello Garth, thank you very much for the visit and comments. Soon I'll start my Nn3 project, a Beyer-Peacock 4-6-0 over a Maerklin 88994.

Cheers,

Alex

Anônimo disse...

A sua primeira dica é a mais valiosa de todas, parabéns pelo critério com o qual expõe suas opiniões e obrigado por disponibilizar parte do seu precioso tempo conosco, ainda leigos.

ELM, Varginha/MG

Marcelo disse...

Quero começar no ferreomodelismo já no inicio de 2011 só até arrumar uma grana mas acho que minha mãe vai achar tudo muito caro e não vai deixar eu fazer nada o que posso fazer?

Alex Leão disse...

Olá Marcelo,

Funciona dizer para ela que é melhor você dentro de casa praticando um hobby do que na rua consumindo drogas... rsrsrsr Funciona também você procurar um ganha pão que possa pelo menos custear o seu hobby.

Marcelo disse...

Valeu pela dica Alex

Marcelo disse...

tem como montar uma maquete a céu aberto?

Alex Leão disse...

Oi Marcelo, tem sim. Dá uma olhada na seção "Escalas e Bitolas" e clique nos exemplos das escalas III, II, e I.

Marcelo disse...

vc assina alguma coisa para manter este site?

Alex Leão disse...

Oi Marcelo, desculpe, não entendi a pergunta...

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Leão disse...

Claro que sim Marcelo, em dinheiro e em tempo.

Um abraço.

gervazio disse...

ola meu caro amigo como vc feis para deichar o isopor liso como fazer uma cachoeira um abraço gervazio

Alex Leão disse...

Olá Gervazio! Desculpe, mas eu não sei de que ispor você está falando... De qualquer forma, você pode "esculpir" o isopor com facas caseiras, depois lixar e por fim, dar acabamento com gesso... isso supondo que você esteja querendo fazer uma montanha.

Já cachoeiras são mais complicadas. Normalmente são feitas com resinas acrílicas, silicones transparentes e até cola branca. Fique ligado aqui no Minitrem pois em breve colocarei um tutorial de como fazer uma cachoeira.

Um abraço!

MOB(marcelo ortolan barbosa) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

BOA NOITE AMIGO AGENOR....ANTES DE TUDO ME CHAMO ISAAC E RECENTEMENTE VENHO PENSANDO EM REALIZAR UM SONHO DE CRIANÇA QUE É O FERREOMODELISMO POIS NUNCA TIVE CONDIÇÕES FINANCEIRAS. HOJE ESTOU EMPREGADO GRAÇAS A DEUS E TENHO VONTADE DE REALIZAR ESSE MEU SONHO DE CRIANÇA...SOU POLICIAL MILITAR NO ESTADO DA PARAÍBA MAS MORO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. NÃO GANHO TÃO BEM MAS GANHO MUITO MAIS DO QUE ACHEI QUE UM DIA EU FOSSE GANHAR. POR ISSO PEÇO SUA AJUDA PARA ME DIZER POR ONDE COMEÇAR POIS SEM SABER DE NADA DO ASSUNTO E AGINDO DE PURO IMPULSO HOJE EU COMPREI DOIS VAGÕES DA FRATESHI NO MERCADO LIVRE SEM TER UMA UNICA NOÇÃO DO ASSUNTO ....TENHO MUITAS CURIOSIDADES...NÃO SEI NEM COMO QUE É O FUNCIONAMENTO DE UM TREM ELETRICO DESSES USADOS NO FERREOMODELISMO...DE INICIO QUERIA SUA AJUDA ...SABER SE VC TEM ALGUMAS REVISTAS PARA INICIANTES OU DVDS QUE VC POSSA ME DAR OU ME VENDER...ALGO QUE TIRE DUVIDAS DE INICIANTES...ALGO SOBRE FUNCIONAMENTO...SITES ONDE EU POSSA OLHAR OS PRODUTOS E VALORES DOS MESMOS POIS ENTREI NO SITE DA FRATESCHI E NAO CONSEGUI VER OS PREÇOS DOS PRODUTOS E ALGO MAIS...ESPERO QUE VC POSSA ME AJUDAR DE ALGUMA FORMA! AGUARDO AMIGO!

Anônimo disse...

OLÁ AMIGO ALEX...EU MANDEI ESSE COMENTARIO PARA O AGENOR ACHANDO QUE ELE FOSSE O DONO DESSE SITE...PEÇO DESCULPAS E PEÇO A SUA PESSOA QUE SE PUDER ME AJUDE SOBRE O ASSUNTO...ONDE ENCONTRO INFORMAÇOES PARA INICIANTES...REVISTAS OU DVDS POR ONDE COMEÇAR..DESDE JA AGRADEÇO!

Alex Leão disse...

Olá Isaac,

Será um prazer ajudar. Hoje em dia você pode encontrar quase tudas as informações de que precisa através da Internet. No próprio Minitrem.com você encontra muita coisa.

Mas vamos lá, por partes:
-Assista esta série de vídeos, disponibilizados de graça pela Frateschi, sobre como montar sua primeira maquete: http://www.minitrem.com/2010/09/como-construir-sua-primeira-maquete.html

-Revista Trens Modelismo: você pode comprar diretamente do Agenor: http://www.trensmodelismo.com.br/

-Livros e DVDs da Frateschi: você encontra nas melhores lojas de ferromodelismo. Há uma lista de muitas lojas aqui mesmo no MInitrem: http://www.minitrem.com/2008/10/lojas.html

-Fóruns de discussão online sobre ferromodelismo:
-Panzer Model: http://www.panzermodel.com/Forum/index.php?board=96.0
-WebKits: http://webkits.infopop.cc/eve/forums/a/frm/f/389603841

É isso aí Isaac. Bem-vindo ao hobby!

Anônimo disse...

Bom dia!
Tenho uma imobiliaria e o hall de entrada e grande gostaria de montar uma maquete aberta ao publico será funcionaria.

Alex Leão disse...

Olá anônimo, entre em contato por email: alexleao@gmail.com

Lucas_RP disse...

Vlw pelas dicas
sempre fui interessado em miniaturas
e escolhi ferromodelismo
vou entrar nesse ramo agora
e espero q tenha ajuda necessaria nesse site

Lucas_RP disse...

Oi Alex
nao achei no site um tutorial
como começar minha maquete

Alex Leão disse...

Oi Lucas, tem aqui ó: http://www.minitrem.com/2010/09/como-construir-sua-primeira-maquete.html

Botelho.m.a1@gmail.com disse...

boa noite companheiro eu tenho vontade de iniciar o ferreomodelismo, porém retratando os trens da minha infância.Porém a frateshi não fabrica locomotivas english eletric vermelho óxido e vagões de passageiros com portas laterais abertas em aço carbono vermelhos óxido também, de forma que tenho que adapta-los e coloca-los para serem puxados com uma Fa1 da RFFSA, a qual se aproxima mais da english eletric.Aí eu procuro vagões em aço carbono em segunda mão e sem pintura.A locomotiva já tenho a FA1.Sabe quem tem para vender?No caso sem pintura para que eu faça a pintura em vermelho óxido.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails