Começando no hobby

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

19 de outubro de 2008

Começando no hobby

Esta é uma opinião pessoal de como começar no hobby, não uma regra. Foi o que funcionou pra mim e espero que seja útil para você. É claro, cada um começa do jeito que bem entender, mas uma ótima maneira de começar qualquer empreitada na vida é buscando maiores informações sobre o assunto. Com o ferromodelismo não é diferente e se você está aqui porque está começando no hobby, receba meus parabéns! Com as informações adequadas você não só poupará tempo mas também dinheiro. Então vamos lá, antes de investir um único centavo com um trem miniatura, por onde você deve começar?

Família e amigos em primeiro lugar

Não deixe que nenhum hobby no mundo atrapalhe suas relações com quem mais te ama. É muito fácil se encantar por um hobby e esquecer das pessoas a sua volta...

Procure se associar

Associe-se a pessoas que gostem e que praticam o ferromodelismo em sua cidade. Veja uma lista de associações espalhadas por todo o Brasil.

Inscreva-se em grupos

Existem grupos de ferromodelismo no Facebook, WhatsApp e outras mídias sociais. Nesses grupos você encontrará pessoas mais experientes que você que poderão lhe ajudar com as dúvidas mais frequentes.

Participe de exposições e eventos

O ano todo ocorrem eventos de ferromodelismo por todo o Brasil. No estado de São Paulo os mais famosos são os encontros da Frateschi e o de Campinas;

Visite os sites dos fabricantes

Além de tomar contato com locomotivas, vagões, carros de passageiros e outros itens, você terá uma bela noção de preço. Recomendo o site do único fabricante brasileiro de trens elétricos: www.frateschi.com.br.

Invista no hobby

Adquira livros e revistas especializadas. A Frateschi edita excelentes livros e DVDs sobre como começar no Hobby. Há também a excelente revistinha "Trens Modelismo", encontrada em algumas lojas de hobby, mas também pelo email agenor@axtelecom.com.br. A americana Model Railroader é uma das melhores, mas obviamente está em inglês e é difícil encontrá-la pra comprar.

Acesse minha lista

Aqui está uma lista de links de sites de ferromodelismo. Fiz uma seleção com apenas o melhor da Internet.

Favorite este site

Coloque o Minitrem.com em seus "favoritos" e também inscreva-se para acompanhar todas as novidades por email. Procuro toda semana colocar algo novo e interessante no ar, então, fique ligado! Para receber as novidades por email, basta utilizar a caixa "Acompanhe por email" localizada a direita do site.

Pense

Qual o tipo de ferrovia que mais lhe atrai: ferrovias antigas ou modernas? Locomotivas à vapor, diesel-elétricas, elétricas ou outro tipo de motorização/aparência/função? Que tipo de paisagem sua maquete terá, campo, porto ou cidade? Tudo junto? Terá como protótipo uma ferrovia nacional ou extrangeira? Quanto você pretende investir no hobby? Muito ou pouco dinheiro? Isso definirá o tipo de equipamento que você deverá comprar: nacional ou importado. Quanto espaço você tem para a maquete? Ela será fixa ou móvel? Qual a escala das miniaturas?

Agora sim

Depois de estar minimamente "por dentro" do hobby, visite a loja de modelismo mais perto de você e traga pra casa seu primeiro trem elétrico! Consulte nossa lista de lojas de ferromodelismo em todo o território nacional.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home