Bomba: Frateschi lança Russa em H0

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

1 de abril de 2009

Bomba: Frateschi lança Russa em H0

Esta é provavelmente a notícia que 11 entre 10 ferromodelistas brasileiros estavam esperando: a Frateschi fabricante brasileira de trens elétricos em miniatura está lançando a locomotiva "Russa" em 1:87 (H0)! Ainda não tenho fotos do modelo, mas assim que conseguir, coloco aqui.

Uma das mais bonitas locomotivas elétricas a circular numa ferrovia brasileira (Cia Paulista, depois FEPASA), a "Russa" foi um tipo de Locomotiva Elétrica construída pela General Electric para exportação para a URSS em 1946. As 20 locomotivas acabaram sendo remetidas para ferrovias Norte-Americanas e para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro por causa da quebra de relações comerciais entre os EUA e a URSS durante a Guerra Fria. Nos EUA os ferroviarios se referem a ela como Little Joe Stalin's locomotives que com o tempo acabou sendo simplificado para apenas Little Joe. Doze locomotivas foram para a Milwaukee Road, três para a Chicago, South Shore and South Bend Railroad (South Shore), e as outras cinco foram compradas pela CP.

Quatorze foram construídas para a URSS em bitola larga (1,520mm), e as outras seis em bitola Standart (1,435mm). As Russas tem doze eixos, oito deles motorizados ou seja, no padrão AAR são denominadas 2-D+D-2. Foram projetadas para operar na Ferrovia Soviética SZD em 3300V DC por catenária.

Na minha opinião este foi o lançamento mais espetacular que a Frateschi fez em seus muitos anos de vida. Até eu que não modelo Cia Paulista vou comprar uma (e quem não vai?), só pra por num pedestal!

AGORA ATENÇÃO: Pra você que ainda não desconfiou, muita calma nessa hora: hoje é 1º de abril!!!!! HEHEHEHE! (Não me xinguem, por favor... foi só uma brincadeirinha! :^D

Fonte das informações sobre a Russa: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/GE_Russa)

Para comprar produtos Frateschi, consulte nossa lista de lojas de ferromodelismo (ferreomodelismo).

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home