11 maio 2009

Downloads

Aqui você pode baixar livremente arquivos que vão te ajudar no dia-a-dia de ferromodelista.

Faça você mesmo o seu "Grassinator"

Grama estática (static grass) simula perfeitamente grama em miniatura e adiciona um realismo à sua maquete ou diorama impossível de se alcançar com o pó de serragem de antigamente. Mas para usá-la você precisa de um aplicador de grama estática ou “Grassinator”.

Planta da Douradense Nº1

Esta foi a primeira planta de locomotiva que desenhei na vida, depois de me apaixonar por esta pequena Kerr-Stuart 0-6-2T da Companhia Estrada de Ferro do Dourado. Ela ainda existe (!) e está meio esquecida na cidade de Dourado, SP, aguardando o restauração. Fui até lá e tirei todas as medidas necessárias para a produção desse desenho, que como você poderá conferir, tem tudo o que se precisa de detalhes para se produzir um modelo na escala On2. O desenho representa a locomotiva Nº1 em sua primeira fase (tanque baixo). Depois, na própria ferrovia, o tanque foi aumentado (configuração atual). Clique na imagem abaixo para baixar o PDF.

Emblema e tipologia da Mogiana

Depois de muita pesquisa consegui elaborar um desenho do emblema da Mogiana, baseada no período clássico em que ele foi utilizado nas locomotivas (meados dos anos 1930). Além dele inclui no arquivo a tipologia utilizada pela CM na fase "governamental" da companhia. Nesta fase o nome "MOGIANA" era grafado já com o "i" ao invés de "y" e era aplicado no tender das locomotivas. Essa tipologia era utilizada também nos carros e vagões e em muitos outros lugares. Clique na imagem abaixo para baixar o arquivo .AI (ele pode ser "importado" em aplicativos vetoriais como CorelDraw e AutoCad, ou ser visualizado usando Adobe Acrobat Reader).

3 comments:

Anônimo disse...

Olá Alex
Parabéns pelo belo trabalho de emblemas e tipologia.
Eu era funcionário da sinalização da Fepasa e morava em Campinas, hoje resido em Braga Portugal, estou contruindo uma maquete na escala N 1/160 mas estou contrindo tudo artezanalmente a custas de materiais da Evergreen , predios vagões pontes e tudo mais, para que possa valorizar o que é nosso, escolhi a Cia Mogiana e com o seu trabalho, poderei fazer a tampografia das locomotivas a vapor e outras coisas mais .
Valeu...foi de grande ajuda o seu trabalho e mais uma vez parabéns e obrigado.

Carlos Eduardo Lemos

Angelo disse...

Viajei inúmeras vezes pela Mogiana. Bons tempos. Lá perto de Igarapava vinha um gavião e o cozinheiro dava um bife na ponta de um garfo. Ele acompanhava a composição mais um pouco e ia embora.
Qualquer dia vou ver se cheguei a fotografar, outro dos meus hobbies.

abração
Feliz Natal e Ano Novo

Alex Leão disse...

Olá Angelo, adorei essa história e adoraria ouvir mais! Sou um admirador da Mogiana e ouvir estas antigas histórias é per si "uma viagem"! Se encontrar a foto, por favor entre em contato.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails