T: a menor escala do mundo

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

3 de março de 2010

T: a menor escala do mundo

A menor escala do mundo (à esquerda).

Quando a alemã Maerklin criou a escala 1:220 esta foi, por muitas décadas, a menor escala do mundo. Na época a Maerklin deu àquela minúscula escala o nome da última letra do alfabeto, o Z, imaginando que nada menor fosse industrialmente viável... Até que alguém resolveu provar o contrário. Veja a foto acima. Adivinha a escala do maior vagão? O vagão maior é da escala N, no meio temos um na escala Z e finalmente o menor é um modelo T (1:450)! Foto de Chris Schmuck para o site T Gauge.

Tudo começou num dia do ano de 2005, quando o Sr. Hirotsugu Hirai, um representante da KK Eishindo (Japão), desejou construir uma maquete que coubesse em seu laptop. Ele rascunhou uma planta oval e chegou a conclusão de que uma bitola de 3mm seria adequada.

Em 2006 a mais nova escala da indústria de ferromodelos seria lançada em várias feiras de brinquedos pelo Japão e em 2008 finalmente chegava às lojas. Com uma proporção de 1:450 e usando trilhos com bitola de 3mm, esta é atualmente (até que alguém prove o contrário :^) a menor escala do mercado.

A razão do "T" no nome da bitola/escala, é a distância entre trilhos de 3mm (Three milimeters). Mas isso confunde muita gente, porque normalmente as letras na nomenclatura das escalas do ferromodelismo se referem à escala, não a bitola, embora tenhamos outro exemplo em uma escala muito popular, a N. A escala N vem de "neun", nove em alemão (os criadores do ferromodelismo como indústria e da maioria das escalas), justamente por causa da distância de 9mm entre os trilhos... Para compreender melhor a nomenclatura das escalas, acesse a minha tabela de escalas e bitolas do ferromodelismo.

A mecânica utiliza tecnologia magnética, então não se espante em ver um modelo da Eishindo subindo uma rampa com 45° de inclinação!

O material é tão pequeno que dá para montar um diorama num cartão de crédito. Como se pode notar através das fotos, é possivel, apesar do tamanho incrivelmente pequeno dos modelos, construir maquetes extremamente realistas. O material rodante utilizado na maquete das fotos foi construido do zero (scratchbuilt). Veja abaixo um vídeo demonstrativo.

Seu navegador não suporta o vídeo.

Para maiores informações siga os links abaixo:
Um F.A.Q. sobre a bitola T
Toneladas de vídeos
Um blog excelente sobre a bitola T
Fórum específico
Site da Eishindo, criadora da T gauge
Escalas e bitolas do ferromodelismo

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home