Ferromodelismo em escala Z no Brasil

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

6 de abril de 2010

Ferromodelismo em escala Z no Brasil

Semana retrasada eu falei um pouco sobre a escala Z no mundo. Hoje vou falar um pouco da escala Z no Brasil. Há algum tempo eu recebi em meu email fotos de uma maquete maravilhosa, um oval simples, mas tão bem realizada que foi capaz de me inspirar e emocionar como raras vezes uma maquete ferroviária já me emocionou. Eram fotos de uma das maquetes do Ronaldo Vaz, na escala Z. Até então para mim a escala Z praticamente inexistia no Brasil. Tudo o que eu ouvira dizer é que um ou outro modelista tinha um exemplar de uma locomotiva e no máximo meia dúzia de vagões... só pra inglês ver, como diria o ditado popular... Mas, uma maquete completa em Z? Eu realmente não tinha esperança nenhuma de encontrar alguém no Brasil que tivesse chegado tão longe. Como assim ousar construir uma maquete numa escala tão, tão pequena?

O Ronaldo não só chegou lá como ultrapassou qualquer das minhas mais delirantes expectativas. Além de construir sua maquete Z completamente do zero, construiu também o material rodante! Uma locomotiva a vapor 0-4-0T e uma carro de passageiros, tudo feito à mão, inclusive o motor! Tenho certeza que ao conferir as fotos ao longo deste post você irá concordar com o que digo: O Ronaldo é um mestre, e dá um orgulho danado ver que seu trabalho pode se equiparar ao de qualquer mestre da escala Z de fora do Brasil.

Tudo começou quando um amigo lhe lançou um desafio: “constrói uma locomotiva que eu te dou os trilhos”. Surgia assim uma das mais belas maquetes que eu já vi em terras tupiniquins.

Depois de alguns desenhos e cerca de 250 horas de trabalho, nascia o que provavelmente é a primeira e única locomotiva “scratchbuilt” em escala Z do Brasil. Aliás, construir uma locomotiva em escala Z é algo raro inclusive em nível mundial. Ele mesmo construiu o motor elétrico de 3 pólos e a redução de 35:1, que garante uma velocidade de arranque ultra realista e foça de sobre à locomotivazinha. A carcaça é de latão, também modelada por ele. Ele também construiu um carro de passageiros, inspirado nos carros de bitola de 76 cm de São João Del Rey.

Mas seu talento não se limita à construção de locomotivas e outros materiais rodantes. Suas maquetes são extraordinariamente lindas, bem acabadas, e mais uma vez, tudo feito do zero. Casas em papel cartão, postes com fibras de vassouras piaçava, lampadas minúsculas retiradas de relógios de pulso, vegetação feita com arames, lãs e espumas... Mas o que mais me atrai é a “brasilidade interiorana” como tema principal. Ele conta que a pequena vila foi inspirada nas velhas vilas de Minas Gerais onde costuma passear: as casas em estilo eclético, as ruas de terra batida, o córrego cortando o vilarejo, a velha estação aos cacos... Dá pra se sentir lá dentro do cenário.

É realmente muito gratificante constatar através dos trabalhos do Ronaldo que há vida além do H0 no Brasil. Encontrar quem “ouse” modelar em outras escalas neste país é uma fonte enorme de inspiração para mim, um sopro de ar renovado e espero, o seja para outros ferromodelistas também.

Em breve colocarei aqui no Minitrem.com mais trabalhos deste excepcional ferromodelista. Ele já construiu uma locomotiva menor ainda em escala 1:250 de bitola métrica (4mm) e promete para breve uma locomotiva live steam em Z! Alguém duvida que ele consegue? Por enquanto, fique com uma coleção de fotos de tirar o fôlego:

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home