Escala N além de 1:160

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

4 de agosto de 2010

Escala N além de 1:160

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Continuando com a série sobre a escala N, hoje vou falar um pouco sobre as outras escalas que usam a bitola de 9mm. Isso mesmo, escala N não é só 1:160.

Na Inglaterra por exemplo, usa-se a escala 1:152 em trilhos de 9mm, embora o nome que eles usem para denominar a escala seja simplesmente “2mm” (2mm para 1 pé). Estes modelos são normalmente feitos do zero por modelistas extremamente rigorosos, os chamados “fine scalers”. Este ano a The 2mm Scale Association (Inglaterra) está completando 50 anos de vida. Uma grande exposição foi organizada e ver as fotos e vídeos do evento é uma ótima oportunidade para se ter contato com maquetes e modelos nesta estranha escala. Para modelos produzidos comercialmente a escala de 1:148 é a mais popular na Inglaterra (dentro da escala N).

Maquete 1:160 de David K. Smith.




No Japão usa-se a escala de 1:150 em trilhos de 9mm para modelar trens de bitola de 1066mm e 1:160 para modelar os Shinkansen, que rodam em trilhos de bitola padrão. Nos EUA e Europa continental usa-se 1:160 para modelar trens de qualquer bitola, sendo a mais comum a bitola padrão, usando trilhos de 9mm. Para modelar trens de bitola estreita em 1:160, eles utilizam trilhos Z. Este arranjo é conhecido como Nn3.

A escala N hoje



Consolidation escala N da Spectrum. Foto de Alex Leão.




Hoje em dia a qualidade dos modelos está tão sofisticada quanto na H0. Pega mãos, tubulações, truques, braçagens, rebites, janelas, construções em geral, tudo finamente detalhados. De fato, se este não fosse um post sobre a escala N você seria capaz de dizer com certeza que a foto acima é de um modelo N? Ele tem quase todos os detalhes de seu par em H0 e inclusive pode ser equipado com DCC e som. A maior parte dos grandes fabricantes de ferromodelos possui sua linha de modelos em N, então fazer sua maquete N, no que diz respeito à disponibilidade de trens e acessórios, é uma tarefa tão tranqüila quanto em H0.

Maquete N com uma composição da AMTRAK. Revista Model Railroad Hobbist.

Usando trilhos N para modelar bitola estreita


É possível modelar a bitola estreita em HO, OO e S usando trilhos de 9mm (HOe/HOn30, OO9 e Sn2 respectivamente). Na Nova Zelândia há quem modele bitola métrica na escala TT (1:120) usando trilhos N. Eles chaman este arranjo de NZ120.


Escala N no Brasil


É claro que não há fabricantes brasileiros e as lojas só agora vem incrementando seu estoque de material N.

Para aqueles que querem "sentir" a escala N, a editora Del Prado lançou recentemente a coleção Locomotivas do Mundo. Os modelos que acompanham os fascículos estão na escala N, mas não são motorizados.


Locomotivas escala N da editora Del Prado. Foto de Alex Leão.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home