Bitolinha em HO

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

11 de julho de 2012

Bitolinha em HO

Bitolinha em 1:87.
Chivers Finelines Forney 2-4-4, construída por Peter Bartlett, via Wikipedia.

Bitolinha é o nome carinhoso pelo qual ficaram conhecidas, no Brasil, as ferrovias com bitolas menores que 76 cm. Existem várias práticas que envolvem a modelagem de bitolinhas, na escala HO (1:87,1).

Vídeo de locomotiva HOn30 da Toma Model Works.
A mais popular é sem dúvida usar trilhos e chassis da escala N (1:160), fazendo com que a bitola de 9 mm, em HO, represente algo em torno de 784 mm, o que daria para modelar muito bem a Bitolinha da EFOM, por exemplo, cuja bitola é de 760 mm. Há inclusive quem modele as famosas "two-footers", ferrovias com bitola de aproximadamente 60 cm, aceitando um desvio de escala de 30% na bitola.

Essa combinação de escala 1:87 e bitola de 9 mm ganha dois nomes, dependendo do protótipo de ferrovia que se está modelando (européia ou americana): HOe na Europa e HOn30 (e as vezes HOn2½) nos EUA.

Bitolinha em 1:87.
Bitolinha em 1:87.
H0n30 Porter scratchbuilt por Chris Schmuck. Veja mais fotos.

Mas há também quem aceite o desafio de modelar as bitolinhas de 60 cm com material da escala Z: trilhos e chassis com bitola de 6,5mm. Dessa forma, os trilhos representariam uma bitola de 566 mm em 1:87 (um desvio de apenas 6%, contra os 30% dos trilhos N), muito mais perto da bitola real de 60 cm do que os trilhos de 9 mm da escala N. Além disso, os chassis da escala Z são ultra pequenos, permitindo a modelagem de locomotivas realmente MUITO mais pequenas da bitolinha na escala HO, do que permitiriam os chassis da escala N.

Esta combinação de escala 1:87,1 e bitola de 6,5mm, assim como no caso do HOe e HOn30, ganha 2 nomes diferentes, dependendo do protótipo modelado: HOf na Europa e HOn2 nos EUA.

Em boa parte dos casos é o modelista quem constrói seu próprio material rodante, mas há também algumas opções RTR (Ready-to-Run, ou em português, pronto pra rodar). É o caso das alemãs Busch, Panier e Minitrains que oferece material em HOf e HOn30 respectivamente.


Shay em H0n30 impresso em 3D.

Catálogo H0f 2012 da Busch (PDF).

Existem alguns kits muito bons pra quem não quer começar do zero, mas também não encontrou o material RTR que queria. A japonesa Toma Model Works oferece vários kits compatíveis com protótipos brasileiros, em várias escalas e bitolas, inclusive H0e e H0f.

Na Shapeways, é possível comprar impressões 3D de modelos pré-projetados em H0n30 (bem como outras escalas). Obviamente, se você tiver habilidade com modelagem em 3D, você poderá desenhar seu próprio modelo e imprimi-lo na Shapeways, restando apenas instalar a mecânica, tirada de outra locomotiva ou comprada de um dos vários micro produtores de chassis, como o PowerMax da SeaRails.


Vídeo de um HOf scratchbuilt alemão.

Espero que este post tenha lhe inspirado a modelar bitolinha em H0. H0 é de longe a escala mais popular no Brasil e o Brasil foi um verdadeiro paraíso da bitolinha no passado, com inúmeras ferrovias de bitola de 60 cm e a famosa 76 cm da Oeste de Minas, que atrai a atenção de fãs estrangeiros do mundo todo. Em São Paulo a antiga Perus Pirapora, ferrovia com bitola de 60cm, continua atraindo fãs com seu passeio turístico e seu trabalho de preservação, através do IFPPC. No Brasil rodaram locomotivas de bitolinha vindas de todos os principais fabricantes do mundo, então encontrar um modelo RTR, ou um kit de uma O&K, Porter ou até mesmo Baldwin que possa ser usada para modelar um protótipo brasileiro não é tão difícil.


Vídeo do material Busch em HOf na feira de Nuremberg.


Diema em H0n30.

Tenho notícia de apenas um modelista que topou o desafio de modelar um protótipo brasileiro em H0n30. Fernando da Silva Rodrigues construiu a locomotiva diesel Diema da Perus-Pirapora. Ele usou um chassi de locomotiva N e a carcaça construiu em poliestireno. E você, tem vontade de modelar uma bitolinha? Em que escala? Escreva seus comentários.

Atualizado em 21/01/2020: Atualmente já há alguns modelistas que toparam o desafio de fazer H0n30 no Brasil. Eu sou um deles e você pode conferir alguns dos meus modelos nesta galeria de fotos.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home