01/02/2012 - 01/03/2012

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

29 de fevereiro de 2012

Mogiana em Illinois

Meu amigo de AMFEC, Maurício Alves, ferroviário, filho e neto de ferroviários da Mogiana, me autorizou a divulgação de uma foto rara de sua coleção: uma G12 Mogiana ainda em Illinois, EUA, recém saída do forno. Repare na numeração. Embora a Mogiana não usasse 4 digitos na numeração de suas locomotivas, suas G12 vieram todas de fábrica assim, com 4 dígitos, e aqui foram renumeradas para 3 dígitos. Segundo o Maurício, as 5 primeiras (3001 a 3005) foram fabricadas no Canadá e as restantes (começando por esta da foto) fabricadas nos EUA. Mas um relatório da Mogiana de 1960 diz serem as primeiras 5 feitas nos EUA e as restantes no Canadá.

A Frateschi vendeu por muito tempo G12s em miniatura nos 2 primeiros padrões de pintura da Mogiana, mas infelizmente tirou de linha juntamente com outros produtos.

Atualização: recentemente adquiri uma G12 na escala H0m da Mogiana, na 3a. pintura.

26 de fevereiro de 2012

Overland ES58ACi da VALE

Lateral da Overland.

Depois da MTH com a Russa, agora é a vez da Overland produzir um modelo baseado em protótipo brasileiro. A Overland produziu apenas 23 unidades (escala H0) ao preço de US$1.025,00. Mais informações no site da Overland.

Frente da Overland. Traseira da Overland.

12 de fevereiro de 2012

Bananeira em N

Bananeira escala N por Alex Leão.

Eu resolvi testar algumas idéias que tinha para fazer bananeiras na escala N e acabei adotando esta como minha preferida. Sou da opinião de que toda maquete que represente alguma ferrovia dos trópicos deveria ter algumas, já que são figurinhas fáceis em beira de linhas, atrás de casas de turma, sítios, fazendinhas, enconstas, enfim...

Bananeira escala N por Alex Leão.

Bananeiras são muito simpáticas e têm o potencial de dar um toque todo especial à vegetação de uma maquete. Mas descobri na prática porque não são comuns entre os modelistas: dão uma trabalheira danada pra fazer!

Esta eu fiz com uma folha bem fininha de latão (0,10mm) e arame de 0,3mm (também de latão). A pintura foi feita com aerógrafo e tintas acrílicas. O envelhecimento foi feito com gouache.

Bananeira escala N por Alex Leão.

Bom, esta foi a primeira (de muitas que pretendo fazer), então ainda há muito o que melhorar. Se você conhece alguma técnica fácil e rápida de formar bananeiras, fique a vontade para trocar idéias aí embaixo, na área de comentários (se você estiver na home, clique sobre o título do post para ver a área de comentários).

Bananeira escala N por Alex Leão. Bananeira escala N por Alex Leão. Bananeira escala N por Alex Leão. Bananeira escala N por Alex Leão. Bananeira escala N por Alex Leão. Bananeira escala N por Alex Leão. Bananeira escala N por Alex Leão. Bananeira escala N por Alex Leão.

8 de fevereiro de 2012

Belo Diorama com Ponte Ferroviária

Diorama retratando instalação de ponte ferroviária. Diorama retratando instalação de ponte ferroviária. Diorama retratando instalação de ponte ferroviária. Diorama retratando instalação de ponte ferroviária.

Veja mais imgens no site original, uma dica do Gustavo Sousa Rabelo via lista de discussão HOA Ferreomodelismo (SIC).

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home