Fordinhos de latão na escala N

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

11 de janeiro de 2017

Fordinhos de latão na escala N

Quando vi estes Fordinhos pela primeira vez fiquei completamente apaixonado. Eu estava estudando a escala Nn3/Nm (bitola métrica na escala N - 1:160) e pra isso é preciso conhecer muito bem a oferta de material em Z, já que muito do material usado no Nn3 vem da escala Z (Chassi de locomotivas, trilhos, truques e outras coisas).

Num site especializado em Z me deparei com alguns dioramas absurdamente bem feitos e num deles o autor utilizou uma ponte toda em latão, rica em detalhes que até então eu não acreditaria que seria possível em Z. Por curiosidade fui até o site do fabricante da ponte (site horrível por sinal), a americana MicronArt, e encontrei lá vários itens nas escalas Z, N e H0, e entre eles os Fordinhos. Foi amor a primeira vista. Demorei pra decidir comprar, kit em latão, ainda mais em escalas muito pequenas, me causam calafrio na espinha. Mas as opções de Fordinhos na escala N não são fartas e com a qualidade de detalhes dos da MicronArt, quase impossível de se achar.

Comprei um kit do Ford TT (caminhonete), um kit do Ford Touring (passeio) e um kit da viatura dos bombeiros. Com exceção do kit da viatura, os outros contém 2 unidades cada. Ou seja, 2 Ford TT e 2 Ford Touring. Comprei também um acessório que ajuda a dobrar as chapas, o Kalama Bug que não é item obrigatório para quem quer montar estes kit, mas se mostrou verdadeiramente útil.

Usei um (não encontrei nada parecido no Brasil, infelizmente), porque o trabalho de soldagem seria muito delicado. O fabricante sugere como opção usar superponde na colagem, mas eu estava decidido a fazer tudo na solda.

O kit é muito bem pensado, então a montagem não foi tão difícil quanto parecia. Separei as peças usando um estilete tipo “X-Acto” e fiz as dobras usando o Kalama Bug. Em seguida fiz a montagem apenas dos itens que tinham a mesma cor.

A pintura seguiu o padrão de sempre: uma demão de primer e as cores em esmalte acrílico, aplicados com aerógrafo de dupla ação.

Só depois de pintar é que juntei tudo com Superbonder. Pintar as peças em separado facilita o trabalho de pintura, pois não precisa ficar mascarando tudo pra pintar e aumenta muito a qualidade do acabamento, pois em peças tão pequenas as máscaras não fariam um trabalho muito bom…

A capota do Touring preto eu fiz com papel de ceda para aeromodelismo. Este é um papel muito fino e resistente, ideal para modelar tecido em escalas muito pequenas. Bastou colar no lugar e umidecê-lo. Depois de secar ele estica e assume o aspecto da capota de verdade.

A caminhonete preta ganhará no futuro um guincho, conforme uma propaganda de época. Pretendo fazer com pedaços de trilho CODE 40.

Ainda falta envelhecer, especialmente as caminhonetes, mesmo assim já renderam belas fotos.

Você usa automóveis em sua maquete? Quais os fabricantes que você mais admira? Faça um comentário ou escreva para minitrem arroba minitrem ponto com.

Para não perder esta e outras séries de grande utilidade para ferromodelistas, receba os boletins do Minitrem em seu Email.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home