Ponte Rolante e Guindaste em Z

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

6 de janeiro de 2017

Ponte Rolante e Guindaste em Z

O mesmo amigo das cabines de sinalização me pediu para montar esta ponte rolante com guindaste para carvão, um equipamento típico nas ferrovias alemãs da era do vapor. Está na escala Z (1:220) e é toda em latão, um kit alemão produzido em foto-erosão (photoetch).

Foi minha primeira experiência na montagem de um kit 100% latão. Confesso que estando ele na escala Z, um friozinho percorreu a espinha e me fez pensar duas vezes antes de aceitar o desafio. Mas ainda bem que aceitei! Além de ganhar experiência, ganhei também muitas horas de pura diversão, vendo o kit aos poucos sair do 2D para o 3D.

É possível perceber pelas fotos que se trata de um kit fino, com detalhes insanamente realistas, mesmo quando comparados com kits H0. Certamente uma "cereja de bolo" para a maquete Z do meu amigo.

Latão vs. plástico
Em primeiro lugar é preciso destacar o fator econômico da coisa: latão é mais caro que plástico, tanto o material em si quanto seu manuseio. Então, não espere que um kit em latão seja mais barato que um kit plástico (mas pode acontecer). O preço da mão de obra para a montagem dos kits também costuma ser diferenciado entre os dois tipos. Mas... há algumas características num kit que só o latão é capaz de oferecer. Estou falando de detalhes finos. Dependendo da escala, o latão oferecerá a possibilidade de representar detalhes muito mais finos e duráveis que o plástico. É por isso que mesmo em kits plásticos, dependendo do detalhe, o fabricante oferece peças de detalhamento em latão (isso é muito comum em plastimodelismo).

Onde encontrar
Este kit em especial já está fora de linha e é muito difícil encontrá-lo. O fabricante alemão Heico foi incorporado à Hornby alemã. Mas com uma busca por "X scale brass kits" (onde X é a escala desejada) é possível encontrar muita coisa para venda online. Eu recomendo:

- Micronart: kits em latão em várias escalas, principalmente fordinhos T e construções americanas. Eles tem uma ponte metálica que é um absurdo de linda. Veja também uma viatura de bombeiro em latão na escala N, difícil de ser superada em qualquer escala ou material.

- Ngineering: Especializada em escala N. Kits em latão não são o forte deles, mas eles têm algumas coisas exclusivas que podem interessar aos super detalhistas, incluindo kits de relógios de estação, bancos de ferro, grades de sacadas, cercas e portões de ferro, e uma coleção incrível de árvores secas.

- TrainCat: eles têm muita coisa legal, incluindo as pontes metálicas mais super detalhadas do mercado, na minha opinião. Eles têm também a corrente mais fina, com 72 gomos (links) por polegada.

E você, já montou kits em latão? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar no Minitrem? Escreva para minitrem arroba minitrem ponto com!

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home