G12 e U20C na escala N (1:160)

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

4 de fevereiro de 2017

G12 e U20C na escala N (1:160)


EMD G12 na escala N.

Sou um frequentador assíduo do site Shapeways, um serviço on-demand de impressão 3D. Eles disponibilizam um catálogo com modelos 3D de designers do mundo todo. Navegando pelo site, procurando itens de ferromodelismo em H0n30 e N, me deparei com uma oferta da G12 com um ou outro detalhe diferente. Escrevi para o designer e perguntei se seria possível imprimir em N, já encantado com a possibilidade. Em 2 semanas estava com a G12 e uma U20C em mãos. Hoje a oferta dela em N já é permanecente.


G12 impressa em HDA. A olho nu as camadas de impressão dificilmente são vistas.

Elas foram impressas em dois materiais diferentes. Minha intenção era avaliar o nível de detalhe que cada material era capaz de reproduzir… Ganhou o material mais escuro, o HDA (High Definition Acrylate). O mais claro, o FXD (Frosted Extreme Detail) infelizmente exibe muito ruído na superfície.

Mesmo o HDA apresentando uma resolução incrível, ainda não é o mesmo que uma peça injetada em plástico. A aparência a olho nu é excelente, mas quando se coloca a peça em angulo contra a luz ou se faz fotos em macro, é possível ver as camadas da impressão.


U20C impressa em FXD. Note a aparência "congelada" do material.

Para entender exatamente o quanto de acabamento cada um dos materiais demandaria, eu apliquei um fundo cinza, para facilitar a visualização dos detalhes e imperfeições da impressão. O HDA ganha disparado em qualidade. Dá quase pra aceitar ele assim mesmo e por pra rodar. Mas eu quero ver o quanto consigo “alisar" a superfície. Então pretendo lixar até que a superfície fique perfeita.

Motorização

Não sei ainda o que vou usar para a motorização. Imagino que uma S2 sirva para motorizar a G12 e uma RSD 4/5 para a U20C, a exemplo da escala H0. Em breve publico o resultado da tentativa.


A impressão em FXD infelizmente apresentou um acabamento inferior.

Custo

Custou caro. A impressão é feita na Holanda, o que significa que o preço é em Euro. Além disso, eles despacham via UPS, que é caríssima. Somou-se a isso um imposto de importação abusivo mais uma taxa surpresa da UPS, por conta de despachos aduaneiros… Desembolsei no total cerca de 800 reais nas duas, um preço alto demais para duas carcaças. É claro que valeu pelo exercício, pela experiência, pela prova de que é possível utilizar impressão 3D para modelar em N. Até onde eu sei, estas são as primeiras locomotivas G12 e U20C na escala 1:160 no Brasil. Quem sabe essa experiência inspire outros modelistas e vejamos num breve futuro um boom dessa escala no Brasil? Com a impressão 3D barateando e melhorando sua qualidade a cada dia, eu imagino um futuro brilhante para a escala N no Brasil.


Dry-run para testar a harmonia do conjunto.

Faça Você Mesmo

Se você não modela em 3D, você pode simplesmente entrar em um serviço como o Shapeways e procurar o que precisa. Mas vai estar sempre restrito ao que está disponível na loja. Se você sabe como modelar em 3D, então você já está a meio caminho de revolucionar o seu hobby. Precisa de uma locomotiva obscura, que ninguém fabrica? Desenhe e imprima. Precisa de um detalhe que só existiu na ferrovia que você modela? Desenhe e imprima. Existem vários pacotes de CAD que são gratuitos, ou pelo menos muito baratos. Eu uso o Sharpr3D, um app para iPadPro.

E você? Já usou a impressão 3D em suas modelagens? Compartilhe suas experiências! Escreva para minitrem arroba minitrem ponto com.


G12 escala N sobre trilho Z: bitola métrica!

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home