EFDTC em toda sua glória e à cores!

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

30 de janeiro de 2010

EFDTC em toda sua glória e à cores!

Aos poucos um grande número de material histórico, antes exclusividade de alguns poucos, começa a invadir a Internet. É o caso dos filmes da Sunday River Productions sobre algumas ferrovias brasileiras. A sequência abaixo (13 partes), mostra o documentário filmado por David Corbitt na Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina na década de 70. Absolutamente lindo! Mostra algumas das maiores locomotivas à vapor da EFDTC, notadamente a texan (2-10-4), várias mikados (2-8-2) e a estonteante mallet (2-6-0+0-6-2) original da EFDTC. É provavelmente o único registro em filme destas máquinas. E é provável também que seja o único filme de uma mallet rodando no Brasil.

Infelizmente, depois de um contato com a Sunday River Production, soube que estes vídeos não fazem mais parte de seu catálogo. Se houver interessados suficientes posso escrever para eles pedindo uma "breve reedição" destes vídeos sobre ferrovias brasileiras (conheço este da EFDTC, da EFOM e da EFPP - há mais algum?) para os interessados brasileiros.

A idéia é conseguir um desconto sobre a quantidade, além do rateio do frete. Digo isto porque não se pode saber até quando estes vídeos durarão no Youtube, já que são uma propriedade intelectual protegida por copyright. Sempre se pode salvar vídeos do YouTube, mas isto não seria uma atitude elegante para com quem felizmente salvou em filme um pedaço importante da história ferroviária brasileira...

Então vamos lá. Se você pensa que a preservação ferroviária é uma coisa importante, a primeira coisa a fazer é prestigiar quem a preservou. Se você tem interesse em adquirir uma cópia destes filmes, me manda um email em alexleao arroba gmail ponto com até o dia 28 de fevereiro de 2010. Se quiser conferir outros filmes, basta acessar o site da Sunday River Productions.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home