Através de um email do Kleber da Confraria do Trem, soube dessa campanha "maluca" da Estrela para a volta de um dos brinquedos mais populares da minha geração: o Ferrorama.
Na verdade, ele ainda parece ser muito popular: a comunidade "Volta Ferrorama" no Orkut conta com quase 3 mil membros.
Pensando neste mercado latente, a Estrela colocou "no ar" um desafio: um grupo de fãs montará o Ferrorama num trecho do Caminho de Santiago de Compostela para pedir a volta do brinquedo. Se tiverem sucesso, o presidente da empresa se compromete a relançá-lo.
O pessoal da DM9DDB, agência responsável pela campanha publicitária, me enviou mais algumas informações:
Quem vai?
- O dono da comunidade no orkut "Volta Ferrorama", Marco Markora
- O @chicobarney (blogosfera) , como auditor e narrador
- Alguns fãs e videomakers para registrar
Para acompanhar vídeos, fotos, tuitadas e tudo mais, aqui vão os links:
http://www.voltaferrorama.com.br
http://twitter.com/voltaferrorama
Ok, legal... mas o que o Ferrorama tem a ver com o ferromodelismo?
Resposta curta: muita gente, mas MUITA MESMO, entrou para o hobby pelos "trilhos" de trens de brinquedo (quem é da minha geração sabe do que estou falando), aqui ou no exterior.
Resposta longa: se com este relançamento a história se repetir e mais pessoas gostarem da "brincadeira", o ferromodelismo no Brasil só terá a ganhar. Depois de brincar com o Ferrorama, uma criança (e provavelmente o pai) poderá se sentir atraída pelo ferromodelismo, aquecendo o mercado. "E não é só isso" como diria o Casseta: muito ferromodelista saudosista se sentirá atraído pela oportunidade de adicionar à sua coleção um autêntico Ferrorama... por que não? Queira o "ferromodelista puritano" ou não, o Ferrorama é parte importante da história do hobby no Brasil. Além disso, a locomotiva é muito parecida com as GELSAs que vieram para algumas ferrovias brasileiras no final da década de 40. Se daria um ferromodelo decente é uma outra questão, mas para uma criança já seria um ótimo começo poder "brincar" com um brinquedo autenticamente brasileiro.