Um amigo de Campinas, SP, me pediu pra montar e pintar duas dessas torres de sinalização da Faller na escala Z. Seria a minha primeira experiência com kits plásticos em Z, então aceitei o desafio (clique nas imagens para ampliar).
O kit é relativamente fácil de montar, apesar do tamanho diminuto das peças. Mas o maior desafio foi a pintura. Ela seria decisiva para tornar mais real aquilo que depois de montado não passava de um brinquedinho de plástico.
A primeira providencia foi lavar tudo com detergente, para retirar qualquer vestígio de gordura das partes. Depois apliquei uma fina camada de verniz fosco, para que as camadas de tinta guache e acrílica que usei para pintar e envelhecer tivessem aderência. Pintei a moldura das janelas e do corrimão da escada de branco, apliquei uma demão aguada de ocre nos tijolos para fazer o rejunte e, com muita paciência, fui mudando o tom de cada tijolinho para que a parede ficasse com cara de tijolo de verdade.
Achei o resultado bastante satisfatório, principalmente quando comparado com a foto de fábrica.
E você, como costuma detalhar seus kits ou envelhecer os tijolos da sua maquete? Conhece quem pratica a escala Z? Compartilhe este artigo com ele!
Para não perder esta e outras séries de grande utilidade para ferromodelistas, receba os boletins do Minitrem em seu Email, RSS ou Twitter.