Coleção "Locomotivas do Mundo"

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

29 de abril de 2010

Coleção "Locomotivas do Mundo"

A Del Prado, editora especializada em literatura colecionável, lançou no mercado brasileiro há algumas semanas a coleção Locomotivas do Mundo. Como ainda está difícil de encontrá-la nas bancas do interior, imagino que muitos ainda nem tenham ouvido falar nela. Há também quem já ouviu falar, mas nunca "viu". Resolvi então fazer este "review" para aqueles que estão longe dos grandes centros.

Quando a coleção foi lançada, decidi não colecioná-la. Ferrovias estrangeiras estão fora do meu foco como ferrofã e as miniaturas, por não serem funcionais, pouco podiam me servir como ferromodelista - pensei com meus botões. Além disso, os fascículos ainda não podiam ser encontrados em minha cidade...

Mudei de opinião assim que coloquei as mãos nos 2 primeiros números. Cada edição semanal é composta de:

  • um fascículo que faz parte da Enciclopédia dos Trens e Locomotivas;
  • uma ficha técnica com a descrição detalhada de um modelo de locomotiva;
  • uma miniatura em escala N de uma locomotiva ou elemento similar.

Os Fascículos

Os fascículos são primorosamente editados e ricamente ilustrados com fotos e desenhos. Além disso trazem informações que o ferrofã brasileiro raramente tem a oportunidade de encontrar em lingua portuguesa reunidas em uma só obra: a história do trem, desde seu surgimento até os dias atuais, incluindo os mais modernos trens-bala do mundo.

As Fichas Técnicas

As fihcas são pré-perfuradas e cada uma traz informações detalhadas sobre a miniatura que acompanha o Fascículo. A exemplo dos fascículos, as fichas são primorosamente editadas e trazem fotos das locomotivas reais.

As Miniaturas

As miniaturas estão em escala N (1:160) e superaram minhas expectativas quanto à qualidade. A injeção do plástico da carcaça é top, o chassi é de metal, a pintura é caprichada e o detalhamento é adequado à uma miniatura estática (e nesta faixa de preço). Elas vêem embaladas por três bolhas plásticas tipo "blister" descartáveis, o que confere ao conjunto resistência suficiente para enfrentar o mais indelicado jornaleiro. Todas as locomotivas vieram sobre plataformas com imitação de trilhos na bitola padrão (1,435mm ou 9mm na escala N). A primeira locomotiva (TGV) traz uma etiqueta no fundo da plataforma que diz que a miniatura não pode ser colocada sobre trilhos energizados sob risco de gerar curto circuito.

O fascículo Nº1 vem com a miniatura do TGV francês (SNCF) e o Nº2 vem com duas locomotivas: a CC 7100 francesa (SNCF) e a alemã BR-218. As duas francesas são elétricas e possuem uma imitação de pantógrafo em plástico. A alemã é uma diesel/hidráulica.

Aproveitando as miniaturas em sua maquete

Alguns ferromodelistas com quem tenho contato já sondam a possibilidade de motorizar as miniaturas da Del Prado. Eu considero esta uma tarefa ingrata, já que seria necessário se providenciar uma mecânica completa, incluindo engrenagens de redução e o próprio motor. Os truques nas miniaturas da Del Prado são fixados através de um eixo móvel ao chassi do modelo (como num vagão). Mas eu não duvido que mais cedo ou mais tarde algum ferromodelista talentoso apareça com sua versão motorizada!

Mesmo sem motorizar os modelos é possível aproveitá-los em sua maquete. Eles estão na escala correta e podem muito bem fazer as vezes de um modelo "dumie", estacionado numa plataforma, pátio, oficina ou até mesmo num diorama estático.

Conclusão

Gostei! Decidi colecionar "Locomotivas do Mundo". As miniaturas podem ser aproveitadas num diorama ou como dumies em maquetes funcionais, ou simplesmente enfeitar a prateleira. Mas minha atração está mesmo na oportunidade de organizar uma coleção sobre trens como raramente se vê no Brasil. Estamos sempre reclamando que não há cultura ferroviária no país e esta coleção pode ser uma boa oportunidade de engajar amigos, parentes, filhos, sobrinhos e netos na causa ferroviária.

Para quem não tem acesso aos fascículos através de seu jornaleiro, é possível comprá-los online no site da Del Prado.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home