Empedramento da Via

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

18 de janeiro de 2009

Empedramento da Via

Minitrem.Acompanhe as novidades via RSS ou Email.

O empedramento da via é uma arte que, embora muitos considerem trivial, poucos realmente sabem fazer direito. O Marco Aurélio da AMFEC desenvolveu um método próprio de empedrar as vias da maquete da AMFEC, método este que agora é o padrão utilizado em todas as linhas. Eu pretendia criar um tutorial em vídeo desse processo, até para ajudar os associados que querem ajudar no empedramento, mas acabei achando este excelente vídeo do italiano Denny Saronno que está construindo uma maquete na escala N. Espero que gostem tanto quanto eu gostei. Ele é muito didático e bem produzido. Tem legendas em inglês, então vou colocar abaixo em linhas gerais a receita do bolo:

- Cola branca diluída é aplicada nos ombros da via.

- Ele aplica a brita da Woodland Scenic (fine gray) com as mãos e ajeita com um pincel redondo macio.

- Para ajudar a segurar a brita no lugar, antes de aplicar a cola, ele aplica com seringa uma mistura de 50% de água destilada com 50% de álcool. Ele deixa essa mistura penetrar na brita por cerca de 30 segundos.

- Em seguida, para fixar a brita definitivamente, ele aplica também com uma seringa uma mistura de 50% de cola e 50% de água e deixa secar por 12 horas.

- Depois de seca, a via é envelhecida com uma mistura de pigmentos escuros com gesso (aplicação a seco). Para fixar o envelhecimento, ele borrifa água sobre a via.

O blog do Denny é o http://www.sp-coastline.com.

Minitrem.Gostou do que leu? Indique para os amigos!

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home