Relançado recentemente o site oficial do livro "O Trenzinho da Aurora - Algumas Lembranças da Bitolinha em São Paulo", 80 páginas, produção independente. Pessoalmente acho que todo ferromodelista que se preze precisa estar cercado de livros e material de referência sobre ferrovias reais. No caso de ferromodelistas que gostam de ferrovias antigas (meu caso), esse material é indispensável para que o modelista tome contato de uma forma mais aprofundada com um universo que já não existe mais. O livro "O Trenzinho da Aurora" de Leandro Guidini é um excelente ponto de partida para quem quer conhecer mais sobre os ramais de bitola de 0,60m da Cia Paulista. E além de tudo isso o preço baixou: de R$40,00 para R$28,00.
Leandro, paulistano de 25 anos, colocou em seu livro não só fotos e boas histórias sobre esses ramais, mas também muita informação técnica como plantas das locomotivas e carros de passageiros e também alguns pátios e dados como horários dos trens, relação de material rodante e etc. Para quem se surpreendeu com a pouca idade do autor, saiba que ele é um profundo conhecedor de locomotivas a vapor. Mecânico industrial, atualmente trabalha com restauração e preservação ferroviária, além de ser o maquinista da locomotiva Nº10 no passeio turístico da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) em Paranapiacapa-SP. Nas horas vagas também pratica o ferromodelismo na escala H0.
O livro é um "must" pra quem modela bitola estreita e principalmente para quem curte história ferroviária. A Cia Paulista era uma das mais bem aparelhadas ferrovias do mundo e suas pequenas maquininhas de bitola de 0,60m não ficavam atrás em matéria de conservação e bons tratos quando comparadas com as poderosas "Jibóias", Mallets e outras locomotivas da CP de bitola métrica e larga. Infelizmente esta história não durou e quando a Cia Paulista foi extinta uma parte desse material se dispersou, absorvida por ferrovias menores e a outra se perdeu, sucateada.
Para adquirir o livro, basta entrar no site oficial e seguir as instruções. O livro é muito bem editado, com impressão em off-set. Segue o índice:
- Prólogo
- Breve histórico sobre Descalvado
- Um pouco de história
- A Estrada de Ferro de Santa Rita
- Os trens de passageiros
- Os trens de passageiros em Santa Rita
- Os trens de carga
- A viagem contada por quem andou
- As locomotivas
- Locomotivas 950 e 951
- Locomotiva 952
- Locomotivas 960 e 961
- Locomotivas 920 e 921
- O Elo Perdido
- As ferrovias que absorveram o material
- O ramal de onde partia
- A Usina Tiúma
- A Fazenda União Carvalheira
- A Estrada de Ferro Perus Pirapora - A História
- A E. F. Perus Pirapora - Os trens de Passageiros
- A E. F. Perus Pirapora - A Preservação
- A Usina Serra Grande
- O Ramal de Onde Partia
- Agradecimentos
- Epílogo