Ferromodelismo (Ferreomodelismo) Sn3: bitola estreita em 1:64

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

20 de fevereiro de 2010

Ferromodelismo (Ferreomodelismo) Sn3: bitola estreita em 1:64

A escala Sn3 é uma das mais interessantes do ferromodelismo (ferreomodelismo). A bitola de 3 pés é representada em 1:64 por linhas com 14,3mm entre os trilhos. Ferromodelos em Sn3 são um pouco maiores que na escala H0 convencional (bitola padrão), porém bem menor que na escala On3, permitindo que a maquete possa se adequar convenientemente aos pequenos espaços disponíveis nas residências atuais e também oferecendo espaço para modelar detalhes espetaculares nas locomotivas e vagões. Repare na foto acima que o nível de detalhes alcançado por alguns ferromodelistas desta escala são de tirar o fôlego!

Sn3 significa literalmente que a escala representa uma ferrovia de bitola estreita de 3 pés na escala 1:64.

S = 1:64
n = narrow (estreita)
3 = 3 pés (914,4mm)

Hoje em dia já se pode encontrar muito material em Sn3 na forma de kits e RTR (Ready to run ou literalmente pronto pra rodar). Mas ainda é essencialmente uma escala que exige do modelista conhecimentos em construção de locomotivas, carros, vagões e prédios. É difícil encontrar dentre os praticantes pessoas que estão começando no ferromodelismo. Normalmente são veteranos de outras escalas, gente que vem da escala H0 querendo mais detalhes ou da escala 0 querendo mais espaço...

No Brasil esta escala praticamente não existe. O Marcelo Lordeiro, mestre do ferromodelismo nacional, já modelou nesta escala.

Paul Scoles, um conhecido produtor de tutoriais de ferromodelismo trabalha justamente na escala Sn3.

Para conhecer mais sobre esta fascinante escala e também como inspiração (para qualquer escala que se trabalhe), fique com fotos da maquete do Joel Shank (Rio Grande & Southern em Sn3), uma das maquetes mais lindas que já vi nos últimos tempos. Tudo na maquete do Joel é absolutamente perfeito, texturas, paleta de cores, nível de detalhamento... Fotos de Bill Beverly.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home