Escala Sm no Brasil

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

22 de fevereiro de 2010

Escala Sm no Brasil



Semana passada coloquei um post aqui no minitrem que obteve grande repercusão. Imagino que o motivo seja a magnífica maquete Sn3 do ferromodelista americano Joel Shank. Mas eu também quero crer que um dos motivos para o sucesso do post seja uma ponta de interesse do ferromodelista brasileiro na escala S.

Como eu salientei no artigo passado, a escala S é quase inexistente no Brasil, não fosse 2 ou 3 modelistas, dentre eles o Marcelo Lordeiro da MR Custom, premiado internacionalmente com seus modelos em latão. O Marcelo me escreveu colocando um pouco de luz sobre esta escala que a grande maioria de nós apenas ouve falar, mas nunca viu.



Ele diz por exemplo que embora eu tivesse chamado o Sn3 de bitola "métrica" no post anterior, o correto seria dizer apenas "bitola estreita", já que para a bitola métrica a designação correta é o Sm. Na escala Sn3 a bitola utilizada (14,3mm) é diferente da H0 (16,5mm). Mas na Sm (e também na Sn3.5) pode-se utilizar exatamente os trilhos H0, já que a bitola de 16,5mm, em 1:64, equivale a 1,05m. Usa-se trilhos H0 quando a linha for do tipo que fica escondida (dentro de túneis por exemplo) ou quando os dormentes ficam enterrados no chão ou cobertos com brita. Se o dormente for aparecer, então se faz necessário utilizar dormentes e espaços entre eles mais de acordo com a esclaa 1:64, e aí entra o trabalho de assentamento manual dos trilhos. De resto muita coisa pode mesmo ser aproveitada do H0. Como normalmente o material de bitola estreita é menor que o de bitola larga, se o modelista colocar, lado a lado, um vagão Sm e um vagão H0 de bitola padrão, eles terão quase exatamente as mesmas dimensões. O Marcelo lembra, por exemplo, que sua premiada 2-6-0 da Bragantina em Sm é menor que a Bachmann 2-8-0 em H0.



A grande dificuldade porém é a falta de locomotivas brasileiras nesta escala e principalmente falta de informação. O Brasil é praticamente um paraíso da bitola estreita, tendo em sua história ferrovias de todos os tipos e para todos os gostos. Modelar bitola métrica na escala S é muito melhor, mais realista e fácil do que a maioria de nós acredita ser. Uma maquete em escala Sm cabe no exato espaço que qualquer H0 caberia. Ficar modelando bitola métrica usando a escala H0 e trilhos bitola padrão (16,5mm) é realmente muito ruim. Quando nos livraremos da ditadura H0 e partiremos para viagens mais ousadas (e "ferromodelisticamente" mais corretas) em outras escalas?



Se você não tem nervos (ou tempo) para construir uma locomotiva quase do zero, saiba que a MR Custom faz a sua locomotiva sob encomenda. Algumas das fotos ao longo deste post são de modelos em latão na escala Sm de autoria do Marcelo Lordeiro. A G12 do início do post não é magnífica? É um kit em Sn3.5 de latão da AKF Models da Nova Zelandia, representados no Brasil pelo Marcelo. É possível que em breve sejam produzidas também com truque B "e com um limpa trilhos dos nossos fica SHOW", garante Marcelo.



A maioria dos clientes da Mr Custom são estrangeiros, mas eu adoraria escrever aqui no minitrem em um futuro próximo, que este quadro se reverteu e que agora são os brasileiros os grandes consumidores da escala Sm! Enquanto isso não acontece, fique com algumas das imagens gentilmente enviadas pelo Marcelo Lordeiro.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home