Locomotiva à Vapor 0-4-2ST em TTn30: Escolhendo a Escala

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

10 de setembro de 2009

Locomotiva à Vapor 0-4-2ST em TTn30: Escolhendo a Escala

No capítulo anterior eu apresentei minhas expectativas em relação à este projeto. Dando sequencia à modelagem da 0-4-2ST em TTn30, neste post apresento o que me levou a escolher a escala TTn30.

Comecei por verificar que escala eu teria que usar para que a bitola de 6,5mm fosse ou métrica ou bitolinha. Se fosse métrica a escala seria a Nn3, mas o problema era a rodagem... 0-6-0 é uma rodagem enjoada para a métrica, houveram algumas vapores com essa configuração, mas não era comum, o que me deixaria com um campo de opções muito estreito na hora de escolher o protótipo. Se fosse bitolinha a escala adequada poderia ser H0n2 ou TTn30. Em H0n2 esbarrei novamente na rodagem e apareceu um problema novo: o diâmetro dos rodeiros. Eles tem 5mm e em H0n2 eles representariam um rodeiro de 43,5cm. Pra se ter uma idéia, este é o diâmetro dos rodeiros de vagões da bitolinha...

Foto 1: Ensaio para uma 0-6-0STT. Repare os rodeiros diminutos do chassi original (Z) em relação ao corpo da locomotiva. O tender foi feito a partir de um tender em escala N (Trix), diminuido cerca de 2 vezes em relação ao original.

Sobrou então a escala TTn30 (1:120 rodando em bitola de 6,5mm). Nela o diâmetro das rodas representaria um rodeiro de 60cm, super dentro da realidade de locomotivas da bitolinha. Restava o problema do arranjo das rodas. Como eu já tinha descartado a idéia de mexer no chassi, restava me conformar com o arranjo 0-6-0 ou... dar um jeitinho! Veja na foto 2 como o terceiro rodeiro é mais afastado dos outros dois. Esta seria a desculpa perfeita para a estratégia que adotei. Eu faria daquele rodeiro um truque de arrasto "fake", ou seja, continuaria a ser um rodeiro com tração, mas disfarçado em truque de arrasto. Assim a configuração da rodagem seria 0-4-2, mais uma vez super adequado e comum numa locomotiva de bitolinha. Eu cheguei a começar a modelagem de uma 0-6-0 com tender (foto 1), usando retalhos da carcaça plástica de uma velha Life Like para o tanque e o teto da cabine e uma Bachmann para as paredes da cabine, ambas na escala N, mas mais uma vez achei o rodeiro muito pequeno, o chassi estava mesmo mais para uma locomotiva tanque que para uma com tender, mesmo na escala TTn30... Então minha decisão final foi mesmo ficar com uma 0-4-2ST.

Foto 2: O chassi é de uma locomotiva 0-6-0 diesel-hidráulica na escala Z, Maerklin. A carcaça dividida em 2 é de uma Life-Like escala N. Minha estratégia nesta modelagem é usar componentes de material N sobre chassi Z para produzir uma locomotiva TTn30.

Antes de fechar com a escala TTn30 tomei o cuidado de verificar se não seria um verdadeiro parto conseguir modelar os carros e vagões nessa escala. Cheguei à conclusão de que os truques (o item crucial na modelagem de carros e vagões, na minha opinião) da escala Nn3 e Z da MTL (fotos nos próximos posts) têm as dimensões corretas para uma bitolinha em TTn30. Importei vários truques archbar e de passageiros estilo antigo através da ZscaleMonster.com, além de engates MTL e alguns trilhos, tudo escala Z/Nn3. Importei também um box MTL Nn3 esperando poder usá-lo na escala TTn30. Mas não foi possível, suas dimensões não batem com os protótipos que pretendo modelar. Talvez se possa usar o chassi, além claro dos truques archbar. Ainda não sei ao certo se modelo o corpo dos carros usando foto-corrosão ou resina... Na verdade isso tudo está em stand-by esperando o sucesso (ou fracasso) da modelagem da locomotiva.

Foto 3: Comparação do ensaio com a carcaça original. Esta é uma das menores locomotivas em escala Z fabricadas pela Maerklin.

Estou colocando o progresso da modelagem aqui no blog, da escolha da escala até o modelo final, então fiquem ligados. Pra não correr o risco de perder os posts relacionados, inscreva seu email no campo ao lado ou assine o RSS.

Capítulos Anteriores:

Próximos capítulos:

  • Escolhendo o protótipo
  • Modelando a carcaça
  • Detalhando
  • Pintura
  • Envelhecimento
Minitrem.Gostou do que leu? Indique para os amigos!

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home