Parte 1 | Parte 2 | Parte 3
Este é a terceira e última parte do artigo sobre a escala N. As sensacionais fotos que o ilutraram ao longo destes três capítulos foram gentilmente cedidas por seus autores para serem publicadas aqui no Minitrem. Meus agradecimentos à David Smith, John M. Sullivan e Miles Callan por prestar esta valiosa e inspiradora contribuição ao ferromodelismo brasileiro.
Um trabalho na escala N que certamente irá inspirar você é a maquete “White River and Northern” do americano David K. Smith. Além de excelente modelista, David é também um generoso webmaster, mantendo blogs e sites sobre suas maquetes, sempre com muitas fotos, dicas e vídeos. É dele a famosa menor maquete do mundo, uma maquete H0 na escala N. Ele também é o responsável por algumas das animações mais bacanas que já vi. Como prova do que falo, assista ao vídeo abaixo: uma escavadeira na escala N com movimentos tão delicados e realistas que surpreende até o mais exigente dos modelistas. Lembre-se, trata-se de um modelo na escala 1:160!
Já John M. Sullivan é o autor de uma das maquetes mais bonitas que eu tenho conhecimento, em qualquer escala (Veja algumas fotos na primeira parte deste artigo). Não dá pra falar muito do trabalho dele, só babar. Ele constrói quase tudo do zero (scratchbuilt), incluindo barcos, ranchos, pontes...
Escala N no Brasil
É claro que não há fabricantes brasileiros e as lojas só agora vem incrementando seu estoque de material N.
Para aqueles que querem "sentir" a escala N, a editora Del Prado lançou recentemente a coleção Locomotivas do Mundo. Os modelos que acompanham os fascículos estão na escala N, mas não são motorizados.