Grassinator Tabajara: Como fazer o seu

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

18 de junho de 2010

Grassinator Tabajara: Como fazer o seu

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

No post anterior eu ia dizendo o quanto é caro um aplicador de grama estática importado... Eu contornei o problema fabricando o meu há 2 anos, usando um tubo de PVC, um pote de plástico, uma tela de alumínio e um gerador de ions negativos. Fica MUITO mais barato fazer o seu próprio aplicador.

Clique na imagem para fazer o download das instruções em PDF (3MB).

Ele é muito fácil de montar, sendo o componente mais problemático o gerador de ions negativos (ou simplesmente "ionizador"): ele é difícil de achar para comprar. Eu só encontrei este fornecedor no site TodaOferta e o preço é de R$50,00 + Sedex. Somando todos os componentes utilizados nessa versão caseira do aplicador, o preço total não deve passar de R$90,00 contra cerca de 150,00 Euros do Noch Gras-Master, sem frete, sem impostos.

Então não resta dúvida: fazer o seu Grassinator Tabajara em casa é a saída, mas... dá pra ficar mais barato! No próximo post vou indicar um excelente tutorial de como montar um aplicador ainda mais simples, cortesia do modelista Lucas, da SprueMaster. E na seqüência, uma comparação entre esses 2 aplicadores, para você escolher qual o melhor para você.

Onde comprar a grama estática?

Existem vários produtores dessa grama estática para modelismo. No Brasil você encontra a da americana Woodland na Brasil Hobbies. Até a publicação do primeiro post eu achava que só haviam opções importadas para a fibra da grama estática. Ontem recebi um email do Fábio da Asgard Modelismo e Design (RJ), micro-produtor que está oferecendo grama estática ao mercado brasileiro. Estou para receber uma amostra e, assim que testar, coloco minhas impressões aqui no Minitrem. E não se esqueça: para não perder esta série revolucionária, receba os boletins do Minitrem em seu Email, RSS ou Twitter.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home