Grassinator Tabajara: Como fazer o seu

Main Posts Background Image

Main Posts Background Image

16 de junho de 2010

Grassinator Tabajara: Como fazer o seu

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

Há mais ou menos 2 anos testei na maquete da AMFEC um troço espetacular para maquetes em geral: a grama estática. Ela consiste em fibras sintéticas soltas de coloração verde medindo aproximadamente de 2 a 3mm cada e que fica "arrepiada" na superfície da maquete através do uso da eletricidade estática (por isso se chama "Static Grass" ou "Grama estática"), simulando perfeitamente grama de verdade e adicionando um realismo impossível de se alcançar com o pó de serragem de antigamente.

Um aplicador de grama estática parte do princípio de que cargas elétricas diferentes se atraem. O funcionamento é bastante simples, aplica-se carga elétrica positiva na “grama estática” e negativa na superfície que receberá a grama. Ao aproximar a grama da superfície, ela que está carregada de energia estática positiva será atraída pela superfície, fazendo com que os flocos de grama voem em direção à base e fiquem na posição vertical, como se fossem realmente folhas de grama ou mato. Cola branca diluida e aplicada na superfície garante que a grama continue em pé e grudada à base após a aplicação.

Alguns problemas se apresentam de imediato quando se quer usar grama estática em nossos trabalhos: por enquanto só há fibras importadas e o aparelho aplicador (ou "Grassinator"), também importado, é caríssimo.

No próximo post vou mostrar como contornar este problema montando um Grassinator em casa (como aquele mostrado na primeira foto deste post), incluindo indicação de fornecedores dos componentes no Brasil e instruções detalhadas. A série também incluirá a indicação para um excelente tutorial de como montar um aplicador ainda mais simples, cortesia do modelista Lucas, da SprueMaster. E na seqüência, uma comparação entre esses 2 aplicadores, para você escolher qual o melhor para você. Para não perder esta série revolucionária, receba os boletins do Minitrem em seu Email, RSS ou Twitter.

Erro 404

A página que você procura não pôde ser encontrada. Você deve ter digitado o endereço errado ou usado um link desatualizado.

Ir para a Home