18 agosto 2010

Escala N: show em 1:160!

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3


Maquete N de David K. Smith.

Este é a terceira e última parte do artigo sobre a escala N. As sensacionais fotos que o ilutraram ao longo destes três capítulos foram gentilmente cedidas por seus autores para serem publicadas aqui no Minitrem. Meus agradecidementos à David Smith, John M. Sullivan e Miles Callan por prestar esta valiosa e inspiradora contribuição ao ferromodelismo brasileiro.

Um trabalho na escala N que certamente irá inspirar você é a maquete “White River and Northern” do americano David K. Smith. Além de excelente modelista, David é também um generoso webmaster, mantendo blogs e sites sobre suas maquetes, sempre com muitas fotos, dicas e vídeos. É dele a famosa menor maquete do mundo, uma maquete H0 na escala N. Ele também é o responsável por algumas das animações mais bacanas que já vi. Como prova do que falo, assista ao vídeo abaixo: uma escavadeira na escala N com movimentos tão delicados e realistas que surpreende até o mais exigente dos modelistas. Lembre-se, trata-se de um modelo na escala 1:160!

Já John M. Sullivan é o autor de uma das maquetes mais bonitas que eu tenho conhecimento, em qualquer escala (Veja algumas fotos na primeira parte deste artigo). Não dá pra falar muito do trabalho dele, só babar. Ele constrói quase tudo do zero (scratchbuilt), incluindo barcos, ranchos, pontes...


Foto de Miles Callan.

Miles Callan é autor de um dos meus blogs prediletos, o Interacting with Miniature Railroading. Suas fotos de uma maquete N ultra-detalhista, exibida num evento de ferromodelismo, não poderiam ficar de fora deste artigo. Há 2 meses ele publicou um post sobre minhas ilustrações, o que me deixou muito honrado.


Foto de Miles Callan.


Miles reporta que o autor da maquete das fotos é um excelente modelista, cosntruiu tudo o que se vê nas fotos. Ele tem um incrível olho para detalhes e não tem o menor receio de alterar locomotivas em latão caríssimas, só para deixá-las exatamente como ele imagina que elas devessem parecer. Desmantelar GPs e SDs e completamente redetalhar tudo é sua maneira típica de modelar.


KATO F40PH escala N com pintura freelance. Foto do blog Interacting with Miniature Railroading.

Escala N no Brasil

É claro que não há fabricantes brasileiros e as lojas só agora vem incrementando seu estoque de material N. Veja onde encontrar:

Para aqueles que querem "sentir" a escala N, a editora Del Prado lançou recentemente a coleção Locomotivas do Mundo. Os modelos que acompanham os fascículos estão na escala N, mas não são motorizados.


Locomotivas escala N da editora Del Prado. Foto de Alex Leão.

1 comments:

Lucas_RP disse...

como se faz uma maquete do 0,
como barcos, carros e até as locomotivas e seus vagões???

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails